"Ó Mãe de Deus, Virgem Imaculada, abençoai o povo deodorense!"
Com este clamor à Virgem dos Céus, encerramos nosso novenário em honra à padroeira de nosso município. Sob grandes festejos e o coração transbordando de alegria e fé, realizamos a missa sollemne, às 09h do dia 08 de dezembro de 2010, presidida pelo nosso Reverendíssimo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Compuseram o presbitério da Imaculada neste dia, além do Arcebispo, os padres Raul Moreira Filho, nosso Adm. Paroquial, e Pascal Prosper Singarayan, pároco de Tabuleiro dos Martins, também nosso diácono Paulo Dias e o seminarista deodorense Antônio.
Em seu discurso homilético, Dom Antônio ressaltou a importância da participação ativa da comunidade e presenteou-nos com a Bíblia pessoal, única e individual: a nossa mão, onde podemos encontrar todo o resumo do Antigo e do Novo Testamento, por meio da leitura de MARIA. O M está na palma de nossa mão, é sinal de Maria em nossa vida, para aqueles que creem e aos que desacreditam. É o M de Mãe, Maria! Os dois A's são a ponte de ligação entre os testamentos: o primeiro reflete o amor a Deus sobre todas as coisas; o segundo o amor ao próximo como Cristo nos amou. Quanto ao R, é a redenção que vem ao mundo por meio da Imaculada Mãe de Deus ao dar seu SIM em obediência a Sua voz por meio do anúncio do anjo. Por fim, o I é o prêmio eterno da incorruptibilidade. Pela vida de graça e de serviço ao Filho de Deus alcançaremos a coroa eterna prometida a nós, também seus filhos. Encerrando sua homilia, o Arcebispo distribuiu à assembleia alguns cartões de papel em branco, onde orientou aos presentes para escreverem seus nomes e seus respectivos telefones e aguardassem futuros contatos. Esse é o presente que daremos a nossa Mãe: o nosso serviço e doação!
Tendo encerrado a missa, o grupo de dança litúrgica se apresentou revestindo a imagem com seu manto e coroa, como que um grande sinal do céu... uma mulher revestida de sol e tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas... nisto bradou o hino da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, fazendo emocionar a muitos, até mesmo aqueles de coração mais duro. É a Imaculada abençoando seu povo deodorense!
Tendo decorrida a hora da misericórdia, o povo de Deus, devoto da Mãe Imaculada, concentra-se à porta da Matriz num ato de fé para esperar o início daquela que seria uma das maiores procissões de todos os tempos. Meio que com ar tímido, nossa caminhada penitencial inicia-se normalmente com aquele número de fiéis já esperados. Fiéis de vários lugares de Alagoas e até mesmo de outros estados enfrentam as estradas para ver a imagem da Imaculada ser conduzida pelas ruas seculares de Marechal Deodoro, berço da diocese, como nos afirma Dom Antônio. Durante seu percurso pelas principais vias da cidade, nosso Padre Raul realizou orações, ministrou bençãos e propiciou um momento de reflexão entre nossas práticas diárias e nos chamou a atenção para aqueles que mais necessitam.
Somente ao retornar ao largo da Igreja Matriz é que se pode perceber a dimensão magna daquele povo que caminhava com tanta fé... há de nos lembrar das multidões bíblicas descritas por João no livro do Apocalipse... eram cerca de 10 mil fiéis reunidos numa só intenção! Eram como aqueles que caminhavam para dentro do templo do Senhor... que tinham alvejado suas vestes no sangue do Cordeiro...
Era de fascinar a ação intercessora da Imaculada Conceição agindo sobre aquele povo. Realizando milagres, curas, bençãos, unções...
E assim, aquela multidão celeste, incontável, despediu-se mais um ano dos festejos alusivos a excelsa padroeira de Marechal Deodoro, Nossa Senhora da Conceição, na esperança de um ano de graça e benção.
Ó Virgem da Conceição, padroeira do céu e da terra, abençoai o povo deodorense, pois a ti ele pertence!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário