quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Permita que Cristo entre em sua vida!!



Celebraremos em alguns dias o novo ano que está por vir, 2011!!

Queremos, assim, desejar-te um ano cheio de graças e bençãos do céu. Para isso é preciso que abramos a porta de nosso coração para receber aquele que pode nos oferecer a paz verdadeira. É preciso acolher sua palavra e colocá-la em prática: no nosso dia-a-dia, nas nossas orações, nos nossos compromissos, em nossa casa, com nossa família e amigos... enfim, é preciso se deixar amar por Cristo e amar, a seu exemplo, os irmãos, principalmente aqueles mais distantes de nós.

A verdadeira paz consiste em permitir que Cristo, com seu Espírito Santo, faça morada em nossos corações e brote em nós os seus dons.

Deste modo, desejamos a todos vocês, seguidores de nosso blog e contribuintes de nossa paróquia, um santo Ano Novo!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Que menino Jesus, o Emanuel, esperamos?


Olhamos ao redor e o que vemos (continuamos a ver) é a fome e a miséria, a desnutrição infantil, o abuso sexual contra crianças, o trabalho escravo infantil... é uma realidade sufocante!

É chegado, por mais um ano, o Tempo Litúrgico do Natal, litúrgico para contrastar com o natal anunciado pelas grandes redes televisivas e comerciais: aquele natal de consumo e mesas fartas. A Igreja nos possibilita neste período uma reflexão de vida, um resgate à humanização do ser.
É nosso objetivo aqui desejar-te um feliz e santo natal. Porém, para isso gostaríamos de convidá-lo a refletir sobre "qual menino Jesus esperamos?"

É comum em nossa "modernidade" esquecermos quem foi aquele que se dignou fazer pobre e nascer em meio as palhas e animais do estábulo de Belém. Não por isso tornou-se menor que outros, ao contrário, deu aos pobres e marginalizados condições para serem vistos como povo de direito.

Neste artigo, e neste Natal, queremos levantar uma bandeira que por muitos já foi erguida enquanto outros exitam... é a bandeira a favor da vida!

Receber o menino Jesus em nossas famílias, casas e corações vai muito mais além do que simplesmente comemorar o dia 25 de dezembro como seu nascimento. É preciso perceber que enquanto celebramos essa data [que para muitos não passa de um momento oportuno para viajar, ou estar com seus conhecidos, ou ainda embriagar-se com vinhos caros] muitas crianças são impedidas de viver. É o aborto que entra em nossas casas e famílias e achamos tão natural como quitar uma dívida, livrar-se de um problema qualquer!

Não! Chega! É preciso abrir os olhos: acordar!! Precisamos tomar partido, sim! Mas partido pela vida e não por grupos de dominação/manipulação!

"Que menino Jesus esperamos?"
Que menino Jesus esperamos se não temos sequer a capacidade de gerar a vida de uma criança com dignidade... assistimos de camarote o espetáculo do terror que passa aos nossos olhos, acreditando (numa cega ilusão) que por aquilo não temos culpa ou que aquilo é uma realidade distante da nossa... e?? E se for? Será que não temos o dever de defender a vida a qualquer custo?!

Pois bem: "Que menino Jesus, o Emanuel, Deus conosco, esperamos?"

domingo, 12 de dezembro de 2010

Reflexões para o Advento



O professor Felipe Aquino esclarece alguns aspectos litúrgicos do Tempo do Advento, 1º tempo litúrgico da Igreja Católica, e nos conduz a uma breve reflexão necessária para o bem viver deste período.

A confissão, a caridade, o amor ao próximo, a reflexão, o exame de consciência, a piedade e a oração são algumas das práticas que nos pede este período litúrgico.

O vídeo está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=3yUbUM7CYH

sábado, 11 de dezembro de 2010

Advento - Adventum - A vinda de...


Contemplar o advento, na Igreja Católica, é esperar com fé e caridade a vinda de Cristo à Terra. A descida do Filho de Deus que se faz homem e nos dignifica ao morar em nosso meio. É o Deus Criador que se veste com o tecido da criatura para nos mostrar que o pecado não mais pode reinar sobre os seus, àqueles a quem Ele próprio quis chamar de filhos.
A Igreja a cada ano atualiza, segundo o CIC, a encarnação do Verbo Divino, que através do sim de Maria, vem ao nosso encontro.
Desse modo, queremos aqui fazer uma leitura distinta do Advento. Não aquela leitura litúrgica por si só, mas um lectio orante, quisá problematizando nosso "bem estar" social. Isso através do Angelus rezado por todos os cristãos do mundo e que, a nosso ver, manifesta em suma o mistério da Epifania do Senhor.

"O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo!"
Chegou a hora de acordar para uma realidade dolorosa e miserável que nos cerca e que mal nos damos conta... estamos cegos pelo mundo fantástico que a mídia/moda nos apresenta. Encantamo-nos com as roupas de primeiro mundo, os sapatos de couro de animal, os enfeites e acessórios extravagantes, as cores vibrantes... tudo disfarce! Tudo para nos desviar do principal problema: o descaso e a desumanização do sujeito. Vivemos num mundo de aparência, onde poder, ter e ser não dialogam. O poder vem por primeiro; o ter caminha ao seu lado; e o ser está imbuído de uma falsa ética/moral. Vale a pena aquele que aparentemente é confiável!
Nos tempos hodiernos, parece-nos que de nada nos valeu o anúncio do anjo, o sim de Maria e todo o esforço e sofrimento pelo qual passou para geral e educar o Filho de Deus, o Emanuel. É lamentável afirmar isto, porém, é o caminho que muitos de nós estamos seguindo: o da desvalorização humana. Esquecemos daqueles "anjos" que sofrem perseguições por causa do anúncio de Cristo. Daquelas Marias que ferem os céus e a terra ao verem seus filhos passando fome. Daqueles profetas, que mesmo na modéstia, anunciam de modo grandioso o Reino de Paz.

"Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua vontade!"
Irmãos e irmãs, é preciso abrir os nossos olhos e enxergar a quem estamos servindo: se a Deus ou a Satanás! Não devemos ter medo de levantar nossa bandeira de cristãos... é preciso anunciar que Ele, o Deus Conosco, desceu dos céus não para nos dar uma salvação cômoda, fácil ou livre de privações/provações. Muito pelo contrário: a salvação proposta por Cristo é uma salvação de renuncia, doação, amor e compromisso... "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me." (Mt. 16, 24)
É preciso encorajar-se para assumir nossas cruzes e seguir àquele que tem palavras de vida eterna!

"E o Verbo divino se fez carne e habitou entre nós!"
Eis, caros irmãos e irmãs, a máxima do amor de Deus: seu filho torna-se humano para, assumindo nossas dores, aliviar nossos fardos! E que reconhecimento nós temos disto? Quantos irmãos sofrendo as misérias do corpo e da alma e nossos braços ainda continuam cruzados? Que exemplo de cristãos estamos dando ao mundo, e principalmente, a Deus? [E aqui não se exclui clero e leigo, cristão e não cristão, doutor e analfabeto] Cristo, Senhor nosso, afirma "a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lc. 12, 48)
Crianças sofrem violência, abusos, fome, misérias, descaso... e nós? O que fazemos, enquanto comprometidos com a palavra de Deus?
A encarnação do Deo Verbum deve tornar-se em nossas vidas um impulso à missão. Deve não só representar, mas tornar-se de fato a união amorosa Criador/criatura, onde o Criador quer, por sua misericórdia, estar próximo de sua criação!!

Por fim, é preciso que neste Advento nossa reflexão ultrapasse as barreiras do egoísmo, comodismo, preguiça, medo... é preciso dar um novo sentido às nossas práticas cristãs, que  muitas vezes não condiz com os verdadeiros desígnios de Deus.

Que o Advento 2010 seja para todos vós um espaço de reflexão e prática dos ensinamentos evangélicos do Cristo, Verbo de Deus!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fé e emoção no encerramento do novenário!


"Ó Mãe de Deus, Virgem Imaculada, abençoai o povo deodorense!"

Com este clamor à Virgem dos Céus, encerramos nosso novenário em honra à padroeira de nosso município. Sob grandes festejos e o coração transbordando de alegria e fé, realizamos a missa sollemne, às 09h do dia 08 de dezembro de 2010, presidida pelo nosso Reverendíssimo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Compuseram o presbitério da Imaculada neste dia, além do Arcebispo, os padres Raul Moreira Filho, nosso Adm. Paroquial, e Pascal Prosper Singarayan, pároco de Tabuleiro dos Martins, também nosso diácono Paulo Dias e o seminarista deodorense Antônio.
Em seu discurso homilético, Dom Antônio ressaltou a importância da participação ativa da comunidade e presenteou-nos com a Bíblia pessoal, única e individual: a nossa mão, onde podemos encontrar todo o resumo do Antigo e do Novo Testamento, por meio da leitura de MARIA. O M está na palma de nossa mão, é sinal de Maria em nossa vida, para aqueles que creem e aos que desacreditam. É o M de Mãe, Maria! Os dois A's são a ponte de ligação entre os testamentos: o primeiro reflete o amor a Deus sobre todas as coisas; o segundo o amor ao próximo como Cristo nos amou. Quanto ao R, é a redenção que vem ao mundo por meio da Imaculada Mãe de Deus ao dar seu SIM em obediência a Sua voz por meio do anúncio do anjo. Por fim, o I é o prêmio eterno da incorruptibilidade. Pela vida de graça e de serviço ao Filho de Deus alcançaremos a coroa eterna prometida a nós, também seus filhos. Encerrando sua homilia, o Arcebispo distribuiu à assembleia alguns cartões de papel em branco, onde orientou aos presentes para escreverem seus nomes e seus respectivos telefones e aguardassem futuros contatos. Esse é o presente que daremos a nossa Mãe: o nosso serviço e doação!
Tendo encerrado a missa, o grupo de dança litúrgica se apresentou revestindo a imagem com seu manto e coroa, como que um grande sinal do céu... uma mulher revestida de sol e tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas... nisto bradou o hino da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, fazendo emocionar a muitos, até mesmo aqueles de coração mais duro. É a Imaculada abençoando seu povo deodorense!
Tendo decorrida a hora da misericórdia, o povo de Deus, devoto da Mãe Imaculada, concentra-se à porta da Matriz num ato de fé para esperar o início daquela que seria uma das maiores procissões de todos os tempos. Meio que com ar tímido, nossa caminhada penitencial inicia-se normalmente com aquele número de fiéis já esperados. Fiéis de vários lugares de Alagoas e até mesmo de outros estados enfrentam as estradas para ver a imagem da Imaculada ser conduzida pelas ruas seculares de Marechal Deodoro, berço da diocese, como nos afirma Dom Antônio. Durante seu percurso pelas principais vias da cidade, nosso Padre Raul realizou orações, ministrou bençãos e propiciou um momento de reflexão entre nossas práticas diárias e nos chamou a atenção para aqueles que mais necessitam.
Somente ao retornar ao largo da Igreja Matriz é que se pode perceber a dimensão magna daquele povo que caminhava com tanta fé... há de nos lembrar das multidões bíblicas descritas por João no livro do Apocalipse... eram cerca de 10 mil fiéis reunidos numa só intenção! Eram como aqueles que caminhavam para dentro do templo do Senhor... que tinham alvejado suas vestes no sangue do Cordeiro...
Era de fascinar a ação intercessora da Imaculada Conceição agindo sobre aquele povo. Realizando milagres, curas, bençãos, unções...
E assim, aquela multidão celeste, incontável, despediu-se mais um ano dos festejos alusivos a excelsa padroeira de Marechal Deodoro, Nossa Senhora da Conceição, na esperança de um ano de graça e benção.

Ó Virgem da Conceição, padroeira do céu e da terra, abençoai o povo deodorense, pois a ti ele pertence!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Novenário em honra à padroeira Nossa Senhora da Conceição!


No último dia 27 de novembro demos início aos festejos alusivos ao dia reservado à Imaculada Conceição - 08 de dezembro. Mesmo antes que a população deodorense acordasse para seus afazeres diários, a Imaculada já passeava pelas ruas da cidade por meio de seus filhos amados. A comissão organizadora da festa, juntamente com a filarmônica Santa Cecília e o Administrador Paroquial, Pe. Raul Filho, saíam às ruas em alvorada anunciando a graça que estava por vir.
Não encerrando por aí, antes que o meio dia chegasse, cerca de 100 ciclistas conduziram a imagem da padroeira até a igreja de São João Batista, no povoado Pedras, num grande e animado passeio ciclístico pelas principais vias da cidade, onde nosso padre realizou com muitos rogos a santa missa.
No dia seguinte, tendo renovado as energias, pouco mais que às 16h, sai do povoado Tuquanduba em direção à Igreja Matriz o mastro da Imaculada, onde foi erguida sua bandeira, assim como nos tempos antigos, para sinalizar o reinado da Rainha dos Céus em nosso Município. São fatos dignos de serem registrados que neste ano retomamos, graças ao incentivo de nosso padre Raul, a tradição de conduzir o mastro em costas nuas, ou seja, "no lombo". Um segundo fato, desta vez é com pesar que divulgamos, é referente ao falecimento do coordenador da comunidade Pedras neste dia. Devido a esse evento, a bandeira foi erguida a meio mastro...
Por fim, é válido ainda apontar para o "São Jorge" deodorense... nosso padre sobre o cavalo [que não era branco], em paramentos solenes, a percorrer a procissão e precedendo aos demais cavaleiros.
Foi assim, com festejos, alegrias e perdas que demos início aos festejos alusivos à padroeira de Marechal Deodoro, Nossa Senhora da Conceição, que culminará no próximo dia 08 de dezembro, onde celebraremos a missa sollemne!